sexta-feira, novembro 03, 2006

Cantigas da nossa infancia - parte 1


Estava eu no outro dia toda contente a cantarolar uma musica de quando eu era criança quando me dei conta do quão terrível era a letra....

"Naquela linda manhã,
Estava a brincar no jardim,
A certa altura a mamã,
Chamou-me e disse-me assim:
-Não brinques só a correr,
tropeças sem querer,
cais, ficas mal!
Respondi:
-Pronto está bem!
Depressa porém,
esqueci-me de tal.
Não me lembro depois como foi
Escorreguei caí no chão
No joelho eu fiz um doi-doi
No nariz, um arranhão"

Pronto, até aqui tudo bem....
Cada qual faz o seu papel: a mãe avisa a criança para não brincar sempre a correr porque se pode magoar e a criança faz de conta que ouve e continua na sua brincadeira habitual.... Mas eis senão que lá vem a moral da história:

"Desde então procurei ser melhor,
Por ser má,
Fui infeliz!"

Orá cá está o primeiro erro grave que eu cresci a cantar.... Desde quando é que os infelizes são os maus?!??!?!?!??!
Quem é que nos educa a pensar esta barbaridade?!?!??!?!?!?
Isso é só nos desenhos animados, na vida real (e é para isso que as criancinhas têm que ser alertadas!), é geralmente ao contrário... os "maus", corruptos, incompetentes, sem escrúpulos, etc, etc, etc. são habitualmente os que fazem os outros infelizes!

Continuando que a música ainda tem mais lições para ensinar...

"Faço agora tudo quanto
a mamã me diz!"

AHAHAHHAH. Ora cá está o segundo erro da música....
Isto quer transmitir à pobre criancinha que se ela não fizer o que a mão lhe diz, está-se a portar mal, e se se está a portar mal o que é que acontece?!?!? Vai ser infeliz...
Por outras palavras, e assumindo - claro - que eu não estou a fazer este raciocínio a partir de permissas erradas, por a criança não fazer o que a mãe manda..... vai ser infeliz!!!!!

E assim cresceu a geração de 80... com cantigas de embalar que não auguram nada de bom para os que ousam ser desobedientes!! :o)

ps) a análise do mar que enrola na areia e bate nela quando quer, está para breve!!!

Sem comentários: