quinta-feira, setembro 16, 2010

Não há nada como torturar os outros em nome da moral e dos bons costumes! A suíça também não foi excepção...

Até 1981 estava em vigor aqui por terras suíças o sistema de "detenção administrativa". Este procedimento tinha como alvo geralmente adolescentes (homens e mulheres - mas desde quando é que a sociedade é mais branda com as mulheres do que com os homens?!) rotulados de "dificeis" ou "socialmente desaquados" pelos seus pais, familia e comunidades.

Sempre que algum adolescente aprontava (por exemplo: engravidava - lá está, quem é que normalmente engravida mesmo? - ou queria ter educação universitária contra a vontade parental - again, para quê estudar se te podes casar e ter filhinhos com um marido douto que te sustenta?) os pais ou outros encarregados de educação podiam enviá-los para uns centros de detenção existentes para esse propósito.

Os motivos eram os mais variados. A decisão de enviar alguém para estes centros não era tomada pela polícia, nem por assistentes sociais. Não era despoletada pela prática de crimes (não! para isso havia prisões) e não havia julgamentos nem qualquer oportunidade de defesa ou contestação. Era decidido ao nível local (Camâra? Juntas de freguesia em trabalho de equipa com as famílias?) e o tempo de detenção variava ninguém sabia muito bem com o quê. Se isto estivesse em vigor quando eu fui adolescente, consigo lembrar-me de pelo menos uma mao cheia de motivos pelos quais eu teria sido considerada socialmente desajustada! Da detenção administrativa nao me safava!

Na semana passada a Ministra Eveline Widmer-Schlumpf publicou um pedido oficial de desculpas por parte do governo suíço. Só lhes fica bem!

Mas bom mesmo era que isso da "moral e bons costumes" (ou da religião for that matter) deixasse de ser usado como bandeira de legitimação para causar sofrimento aos outros (que invariavelmente são muito mais vezes outrAs do que outrOs).

Sem comentários: