domingo, novembro 02, 2008

Halloween?!?!

Na noite em que cheguei a casa, os putos da casa ao lado tinham pendurado na porta deles um saco com chocolates e rebuçados... e eu (após dois dias inteiro de privação de açúcar refinado), pensei logo
"Ah que putos simpáticos.... sabiam que eu ia chegar com craving de chocolate e puseram-me aqui uma oferenda..."
Nem sei como por alguns segundos me pude esquecer que não existem putos simpáticos e logo fui informada que os doces eram para celebrar a noite das bruxas...

A noite das bruxas?!?!? Será que o meu avião aterrou no Kanzas e eu não me apercebi???
Oh meus amigos... noite nas bruxas em pleno coração da Europa???

Quando saí para jantar, vi vários grupos de putos mascarados de bruxos, fantasmas e afins a ir de porta em porta, a gritar "Trick or treat!" (com sotaque francês, claro está!)

Se estes putos fossem americanos, eu percebia.... estavam a celebrar algo que lhes era culturalmente adequado.... agora, eles são suíços e franceses... porque é que os pais deles não fazem algo mais do género... convidar familia e amigos para irem para as suas casas comer fondue de queijo e beber vinho tinto até serem horas de ir ao cemitério arranjar as campas dos entes queridos??? Hum??
Ou porque é que não fazem uma missinha nas igrejas protestantes e no fim vendem café e bolinhos feitos em casa (que eu modo geral... Adoro) para angariar fundos para não-sei-que-causa-mui-nobre???

E o contágio (ou a infiltração deste hábitos sem sentido nenhum) também se faziam sentir em Taipei, onde em montes de lojas estavam à venda artigos para festejar o Halloween... já os estou a imaginar com os sues olhinhos em bico, e a irem de scooter a bater de porta e porta a gritar "Tlick ol Tleat!".... Está mal, meus amigos... Estaá mal!

Eu sinto-me um bocado tipo velho do restelo (tudo bem.... não como se tivesse ganho um pénis nas ultimas 48h), mas com vontade de avisar que isto de perder todas as tradições e traços da cultura local, para importar americanisses cujo único objectivo é fazer-nos comer mais doces.... Não vai dar bom resultado!

Isto é um exagero e são americanisses a mais....

Globalização é uma coisa... mas estupidez é outra!

Sem comentários: