terça-feira, novembro 27, 2007

"noTV4M"... Televisão.... Eu não!!!!

Tenho notado entre o meu círculo social um fenómeno que carinhosamente resolvi apelidar de "noTV".

Este fenómeno caracteriza-se pela negação da utilização de televisão e atinge pelo menos 3 níveis.... passo a descrever:

Nível 1: "eu não vejo televisão! não tenho em casa e sou incapaz de ir a um café ver seja o que for na TV!"
Factores ideológicos e monetários podem estar na origem de tal posicionamento. Ideológicos - a TV é um meio de comunicação direccionado às massas e o "não-telespectador" não se inclui em nenhum tipo de manada (estes são os que se acham verdadeiros intelectuais e pensadores!)
Monetários - a taxa de TV na suíça deve custar algo entre 200 e 300 euros.... aos quais é necessário adicionar o custo da TV... se pensarmos que o tempo médio que as pessoas estão em genebra são os 2 anos... é só fazer as contas..... ter TV em casa não é barato! E sentar-se em qualquer café para ver seja o que for, dificilmente custa menos do que 10 francos.... once again.... ver TV não é barato!

Nível 2: "eu não tenho TV, mas se for dar alguma coisa que me interesse até vou ao café com a malta assitir". Geralmente isto aplica-se a amantes de desporto televisivo que não acham necessário fazer o investimento na TV caseira.... total.... iam acabar no café a ver jogos de qualquer forma... assim, a desculpa ganha legitimidade! Os indivíduos nesta categoria, geralmente não têm grande problema com o fazerem parte da massa de espectadores que assiste a desporto na TV.... desporto é entretenimento para massas!

Nível 3: "eu não vejo TV a não ser para... ver notícias!" - que deve ser interpretado como "Apesar de ter TV, eu só vejo por motivos puramente informativos e não a uso como fonte de entretenimento!"
Ou outra sua variante pop: "eu não vejo TV a não ser para.... ver filmes ou séries" - que deve ser interpretado como "Apesar de eu ver TV, eu não passo horas em frente à TV sem um motivo válido".
Independentemente da variável, o facto de alguém que tem TV, sentir necessidade de justificar aos outros a forma como usa a sua TV, parece-me no mínimo... inapropriado! Acaso alguém se lembra de dizer "eu tenho aparelhagem, mas só a ligo para ouvir folk?" ou "eu tenho uma máquina fotográfica, mas só a uso em monumentos!" mesmo que seja esse o caso?!?!?!?!?!?!

Mas bom... as pessoas não querem ver TV, nem ser vistas pelos outros como telespectadores.... tudo bem! (Se todos gostassemos do azul o que seria do amarelo?!).... A minha maior dificuldade (que esteve na origem desta minha básica reflexão) reside na falta de tema de conversa de grande parte dos "noTV" que eu conheço (e digo maior parte para deixar algum espaço para o posicionamento de excepções).... cheguei à conclusão, em socializações fora das paredes do grande edíficio que nos alberga a todos, que é verdadeiramente difícil ter uma conversa que dure mais do que 5 minutos que não seja relacionada com... trabalho! Contratos de trabalho, viagens de trabalho, colegas de trabalho, notícias de trabalho, o quão bem está a correr o trabalho e ainda mais frequentemente o quão mal está a correr o trabalho.

Ora.... se não veem TV... fine!... mas ao menos façam outras coisas que não se relacionem só com trabalho! É que isto de ter que trabalhar mais do que muitas horas por dia e ainda por cima ter que ouvir falar de trabalho fora do lato horario de expediente.... não facilita de todo o convívio social!

Sem comentários: