terça-feira, janeiro 04, 2011

Santa ignorância

Eu: - Era branco! O que eles beberam ao jantar ontem era vinho branco!
Ele: -  Não era! Era verde. E eles não gostam de verde!
Eu: - Era branco! Tenho a certeza! Era Alvarinho!
Pai (que tentou não se meter na conversa até entao): - E alvarinho é quê? Azul? Maduro tinto? Alvarinho é verde!


Não sei onde vou buscar estas ideias de que percebo alguma coisa de vinhos!

3 comentários:

noiseformind disse...

Como proprietario de duas quintas produtoras de Alvarinho (ou mais precisamente uma de Alvarinho e uma de Albarino, que a segunda esta do lado de la do rio Minho) sou totalmente parcial para falar deste tema, dai a declaracao de interesses.

Chamar verde a um vinho Alvarinho e mais ou menos como dizer que as mamas da Scarlett Johansson sao mamas de mulher. N sao.

Os espanhois, que percebem imenso de mamas, ja ha muito que comecaram a investir no Albarino com deligente esforco, chegando ao ponto de ter pela primeira vez um destes varietais na lista de 90+ da revista Wine Spectator (o Vina Nora, depois seguiu-se o Martin Codax e outros). Os portugueses, desgracadamente, continuam a colar a casta Alvarinho aos vinhos verdes por azaradamente ter sido essa a regiao onde o vinho foi calhar.

Se outros vinhos de altissima qualidade ja escapam a estas merdas de meter as mamas da Scarlet ao barulho com mamas de outras proveniencias, veja-se o caso de Luis Pato, atraves de canais de publicidade proprios que valorizam casta e processo produtivo, o vinho Alvarinho, azar dele, nasceu do lado errado da fronteira natural que e o Rio Minho. E por isso mesmo continua a ser maltratado, sendo comparado a porcaria recriativa e com saborzinho a fruta que se faz na regiao dos vinhos verdes.

Felizmente algumas casas comecaram a dedicar-se seriamente a esta casta, dando origem a Alvarinhos que, sendo extremamente decentes, nao teem nada a ver com a regiao dos vinhos verdes. Exemplos disso sao o QG Alvarinho, produzido em Santo Tirso, e o Alvarinho da Quinta dos Loridos. Ora imagino que ninguem no seu perfeito estado de saude mental, se e que ha portugueses nesse estado depois de 5 anos sob o jugo socialista, ira chamar a estes dois vinhos Vinhos Verdes. Claro que n, seria ridiculo. Portanto deveria ser assim que a questao deveria permanecer.

O Alvarinho e uma casta que ultrapassa em potencial de sabor qualquer vinho verde. Em blind tastes tem ganho repetidamente a castas ha muito estabelecidas como o Alicante Bouscet ou a Sauvignon Blanc. E estranhamente comeca a partilhar a cena internacional com uma casta portuguesa importada pelos franceses, o que faz dela para os portugueses um vinho imediatamente bom: o verdelho.

Mas ups, ja perdi 5 minutos a escrever sobre isto, ja chega.

Vou portanto resumir a questao em termos leigos.

Alvarinho e vinho verde? Vinho verde o c*****o!

E pronto, missao cumprida, e assim se faz luz nas mentes :)))))))))))

P.S. Mais uma nota. Ha uns vinhos Alvarinhos ESPECTACULARES de um senhor chamado Anselmo Mendes que, com a ajuda de um investidor anonimo e singelo que teem tido grande relevancia internacional. Procurem-nos num El Corte Ingles perto de si, com destaque para o Champagne 70% Alvarelhao e 30% Alvarinho.

Se quiserem beber um Albarino FABULOSO sugiro o Diluvio. Fruto da colaboracao de um grupo de jovens investidores na vinha mais antiga de que ha registo na Galiza e sem duvida uma das referencias actuais do panorama vitivinicola espanhol.

noiseformind disse...

Dado que os tugas normalmente n aceitam muito bem verdades ditas por outros portugueses (Apesar de eu ja ter tb um passaporte dos Barbados, mas pronto) ca fica um gajo a falar disto em ingles:

http://www.youtube.com/watch?v=wJb1mfvcGsU

cdgabinete disse...

Ah Ah!
Eu sabia que devia haver algures um monte de argumentos que eu podia ter usado nesta conversa! Fica registado e na próxima já estarei muito mais informada!

Quanto às mamas da Scarlett... Oh meus amigos, dificilmente se arranja melhor... they set the standard for all the other boobs jumping around the globe! :)

Bom ano!