segunda-feira, junho 21, 2010

Da sorte... ou falta dela

Sempre tive que me esforçar para ter o que queria. Sempre!
Nada me foi dado. Não sou dada a sortes, nem a acasos felizes.
Há pessoas a quem tanto lhes cai no colo, para quem tantas portas se abrem facilmente, que têm que fazer menos para conseguir mais. Eu não sou uma delas!

Eu? Tive uma boa educação. Isso valeu-me quase tudo.
Desde cedo me ensinaram que "não temos cunhas para meter e por isso, se queres fazer alguma coisa pela vida tens que estudar e tirar boas notas".

Também desde cedo aprendi que "não somos ricos. O dinheiro não cai do céu e há que trabalhar e saber gastá-lo!"

Assim, cresci em batalha... à esquerda, à direita e em todas as frentes! Se quis ter boas notas, tive que estudar, se queria saber dançar tive que praticar, se quis entrar para a faculdade tive que estudar , se quis acabar o curso com boa média (olha a novidade!) tb tive que fazer por isso. Se quis fazer o mestrado tive que trabalhar para o pagar e a seguir... voltar a estudar para o acabar!

Aprendi a valorizar o esforço, e sempre achei mais honrosas as metas atingidas por pé próprio do que aquelas às quais se chegou nas costas de amizades ou à boleia de competências pífias.

Mas porra! É mesmo necessário eu só 'lá' chegar com processos puxados a ferros? É mesmo necessário ser sempre tão sinuoso, tão difícil e à custa de tanto esforço?! Não há nada que aconteça facilmente e logo à primeira? Não. Pelos vistos, para mim nunca há!

E a solução? Esforça-te mais! Trabalha Mais! Acumula mais qualificações! Torna-te mais visível! Sê proactiva! Não desistas! "Fight, fight, fight!"
Porque se não o fizeres... sim! Já sei....
Ninguém o faz por mim!

6 comentários:

Anónimo disse...

E Kant?
Andas a ler muito a Crítica da razão Pura.
Que podemos saber?
Que devemos fazer?
Que nos é lícito esperar?

O Kant era um indivíduo chato.
A vida é um dia de cada vez.
É como diz a sem-sal da Mafalda Veiga: «tréu-téu-téu... é cada entrega anunciada... la-ra-rá... pardais ao ninho»

cdgabinete disse...

Eu tb sou uma chata... principalmente esta semana! Deve ser de nao poder ir passar o s. joao ao porto...

Maria disse...

Oh sister

Join the club. A estudar desde os 6 anos de idade, e a trabalhar e a estudar desde os 18.

Duas licenciaturas, duas pós graduações mais a parte académica de um mestrado e toda a gente a pensar que isto cai assim no colo.

E agora, como bem sabes, a vender tudo para ir para fora.

Muito trabalho, muita privação, muito sacrificio e a convicção que pode levar mais tempo, mas que chego lá.

:)

Matta Ari disse...

Lllllooooolllllll!!!! Não estou nada habituada a ver-te assim!!! Espera aí!!! Daqui a pouco também vais dizer que andas cansada!!! Daaaah!!! Tu não és dessas!!!
Mesmo quando estás cansada, dás a volta rapidamente e superas tudo!!! Sem "fight, fight, fight" não ias achar piada!!!

"Trust me"

cdgabinete disse...

hum... nao sei nao... ter um contrato ou outro de mão beijada até tinha a sua piada! oh para mim a rir-me só de pensar nisso: ah ah ah! :)

Matta Ari disse...

Pelo menos nunca ouviste a história do "ganhas mais que o chefe"!!!! Isso também provoca uma vontade de rir... mas às outras pessoas!!! A mim, não!!! ;)