sábado, setembro 01, 2007

Nas paredes de... Genebra

Façamos a análise deste anúncio que está agora espalhado por várias paredes e locais de Genebra:
temos 4 ovelhas... 3 ovelhas brancas em cima da bandeira suíça e 1 ovelha negra.... que está a ser expulsa da bandeira suíça pela ovelha branca.... e, como se visualmente o anuncio ja não fosse explícito que chegue, ainda tem escrito em letras garrafais o seguinte slogan: "Pour plus de securité"

Vários cartazes foram rasgados, parcialmente danificados, riscados, ou pintados de várias cores... Ainda assim, não faltam cartazes inteiros e em perfeitas condições para serem lidos por todo o lado... O que a mim me parece totalmente inadmissível.... Como é possível fazerem campanhas destas?!??!?! ... Porque é que isto não é ilegal?????
Como é possível que se afixem cartazes destes.....ainda mais numa cidade onde 60% dos habitantes são estrangeiros de todas as cores, formas, religiões e feitios?!?!?!??!?

Este cartaz é do partido União Democrática do Centro, e se formos ao site deles (http://www.typo3start.ch/sites/ausschaffungf/) aprende-se que este cartaz faz parte de uma Iniciativa Popular para o reenvio de estrangeiros criminosos para os seus países de origem.... e então representam "os estrangeiros criminosos" como ovelhas negras?!?!??!?!

É de relembrar que há uns meses houve por cá um referendo sobre uma nova lei de imigração e o asilo de refugiados em terras suíças.... Neste referendo os suíços votaram a favor da lei mais restritiva..... Porque é que este cartaz ainda me surpreende?!??!?

Just for the record... Porque deixei passar mais de 30 dias entre renovações de "carte de legitimation" (que é a minha licença para trabalhar no país, ainda que viva do outro lado da fronteira) (e para ser mais precisa deixei passar mais de 1 ano... but moving on), fui obrigada a escrever uma carta à missão suíça a desculpar-me e a justificar o motivo da minha falha - aparentemente gravíssima - de andar por terras suíças sem "carte"!

1 comentário:

maria disse...

vim so deixar um jinho e convidar a passar pelo meu cantinho e ver o video do 1 encontro XXLight
jinho