Estavam a dizer ainda há pouco no telejornal da RTP1 que o Ministério da Educação ía tomar medidas para restringir a venda de alimentos hipercalóricos (tipo refrigerantes, batatas fritas, gomas, chocolates, etc...) nos bares escolares e também restringir o tipo de liamentos disponíveis nas máquinas de venda automática... Fico verdadeiramente contente com este tipo de medidas.
No entanto não posso deixar de admitir que me faz bastante comichão mental que esta iniciativa não tenha sido tomada pelo Ministério da Saúde, ou no mínimo numa acção conjunta entre os dois Ministérios!!!!
domingo, abril 30, 2006
quinta-feira, abril 27, 2006
Quotidiano do amor
“Amar-te-ei com intermitências. Como fazem todos os casais do mundo. Uns dias, mais, outros dias, menos. (...) Nunca será um amor insistente como a chuva que faz sair as lesmas. Mas será um amor verdadeiro. E se, apesar de tudo, queres que te diga que te amarei para sempre, eu digo. Porque te amo.”
Autora: Luciana Littizzetto
Autora: Luciana Littizzetto
Quadro: Le Toillete - Toulouse Lautrec
segunda-feira, abril 24, 2006
CAMPEÕES, CAMPEÕES!!!!!!
CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!!!!!
FCP campeão 2005/06!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
BIBÓ O PORTO!
"Allez, Porto, Allez
Nós somos a tua voz,
Temos este campeonato
Consquistado por nós!!!!"
FCP campeão 2005/06!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
BIBÓ O PORTO!
"Allez, Porto, Allez
Nós somos a tua voz,
Temos este campeonato
Consquistado por nós!!!!"
sexta-feira, abril 21, 2006
Para acabar com os "já postado" e com a mudança de endereço
"Não, não vou por aí!
Sõ vou por onde me levam os meus próprios passos....
Se ao que busco saber nenhum de vós responde,
Porque me repetis: "Vem por aqui"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
(...)
Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "Vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou
É uma onda que se alevantou
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!"
Peoma de: José Régio
Sõ vou por onde me levam os meus próprios passos....
Se ao que busco saber nenhum de vós responde,
Porque me repetis: "Vem por aqui"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
(...)
Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "Vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou
É uma onda que se alevantou
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!"
Peoma de: José Régio
Desenho de: Patricia Almeida
sexta-feira, abril 14, 2006
Já postado...
Gavetinha da Nostalgia - 31 de Janeiro, 2006
Ontem, enquanto esperava que a minha impressora imprimisse 70 páginas, deu-me para a nostalgia e resolvi abrir a segunda gaveta do movel com rodinhas que esta por baixo da secretária (ou onde convém a quem la estiver sentado, porque como tem rodinhas pode ir para onde for preciso).
É sempre assim.... Eu sei que só lá tenho fotos, postais e cartas da "minha vida anterior", mas o estar a remexer nestas coisas todas.....
É engraçado como todos os sentimentos são relativizados com o passar do tempo.... Na verdade, não tem piada nenhuma! Pensar que tudo é tudo tão relativo, tão transitório e tão sujeito a mudança.... mesmo aquilo que num determinado momento representa tudo o que de mais importante temos na vida e que nem sequer somos capazes de nos imaginar a viver de outra maneira.... até isso!
Com o tempo a atenuar, as prioridades alteram-se, os objectivos são outros e por vezes o que outrora representava toda a nossa identidade, acaba por se esbater e diluir até acabar por morrer ou ficar confinado a uma memória... E a vida anda para a frente e faz-nos perceber que afinal não há nada nem ninguém insubstituível, que é tudo uma questão de adaptação, de saber encarar os novos desafios, de conseguir fechar ciclos, de perceber que quando se dá tudo num determinado momento, é mais fácil avançar e recomeçar novos projectos, novos ciclos, novas amobições, novas pessoas...
Quando fecho a minha gaveta cheia de memórias, só me resta pensar que foi tudo muito bom.... Que não fazia nada diferente, que tudo o que vivi faz de mim a pessoa que sou hoje, que tenho tantas memórias boas... e principalmente que tenho sorte!! :o)
O amor é sempre um conceito nosso - 20 Janeiro, 2006
"Nunca amamos ninguém. Amamos tão somente a ideia que fazemos de alguém. É um conceito nosso em suma, é a nós mesmos que amamos. Isso é verdade em toda a escala do amor. No amor sexual buscamos um prazer nosso dado por intermédio de um corpo estranho. No amor diferente do sexual, buscamos um prazer nosso dado por intermédio de uma ideia nossa."
Fernando Pessoa, In: Livro do desassossego
A origem da obesidade... - 20 Janeiro, 2006
"Dois fantasmas, dois exorcismos, o mesmo ritual: comer, porque comer alivia a pressão e a depressão, dá paz interior, sensação de bem estar, tranquilidade, tira-nos por momentos deste mundo complicado onde nos enredamos à procura de uma saída airosa e embora saibamos e temamos as consequências do nosso comportamento alimentar continuamos sem detença, ultrapassando os limites do razoável, até nos confrontarmos com os resultados do excesso, aliás como noutro vívio qualquer".
José Pedro Lima Reis, in: "O estranho caso do testículo desautorizado e outras histórias médicas"
Felizes para sempre - 8 Janeiro, 2006
Uma das coisas que mais me irrita nas histórias de amor e nos contos de fadas é o conceito "casaram e viveram felizes para sempre". Como se isto fosse verdade!!!! O viver feliz para sempre não existe, muito menos associado à palavra casamento!!! E estava eu a remoer nestas minhas teorias enquanto procurava um dos meus antigos cadernos de epidemiologia, quando encontrei um daqueles livrinhos para onde, na vida que eu tinha antes desta, costumava copiar citações ou frases de livros que estava a ler que gostava e que por algum motivo que não queria esquecer que tinha lido...
Eu bem sei que há muito quem não goste do Julio Machado Vaz (JMV - daqui em diante), mas eu acho que ele é um comunicador nato, gosto do tom de voz dele (independentemente daquilo que ele esteja a dizer) e e gosto da maneira um tanto ou quanto portuense como ele escreve e gesticula; bem.... Como estava a dizer antes de me perder em elogios ao JMV... ah!
Acho que em poucas palavras ele expressou muito bem o que eu penso sobre as arrebatadoras histórias de amor tipo "Romeu e Julieta" ou "Fiona e Shreck"(lolololllll), por isso, e com a minha total concordância, aqui fica a frase que fez ficar a acenar a cabeça virada para um caderno durante uns 5 segundos....
"Suspiramos de inveja ao escutar a história de Romeu e Julieta e contudo sabemos que tinha de ser assim, não os imaginamos casados e nervosos pela subida das taxas de juro."
Depois da pausa que tive que fazer na minha busca do caderno de epidemiologia, resolvi desistir de procurar e perguntar ao google.... Também já cheguei à conclusão que se o google não sabe responder é porque o que procuramos não existe!! E pronto com 3 minutos de busca encontrei a formula que precisava... quem tem google, tem tudo!! :o)
Andor Violeta - 4 Janeiro, 2006
E porque eu hoje ainda estou muito saudosista (só ontem é que me vim embora do Porto....), não posso deixar de falar desta bela expressão portuense que é o "andor violeta!!!!".
Bem sei que esta expressão não é tão forte como um "Põe-te já no olho da rua!" mas também não é tão fraca como um "Desanda!", e tem sem dúvida os seus encantos....
O que eu me questiono é... de onde terá saído uma tão floral expressão para pôr alguém a marchar de um sítio para o outro?!?!? Fica a dúvida....
Até já! - 21 Dezembro, 2005
Uma das características de Genève é a da permanente despedida daqueles que quem gostamos..... sejam colegas, família, amigos, chefes..... A maior parte das pessoas está de passagem...
Ontem tive que dizer "até já" a mais duas pessoas que realmente gostei de conhecer, não só por serem conterrâneos (um mais do que outra....), mas pelo que representa tê-los conhecido... É muito bom pensar que já há outras pessoas que saem e que querem vir arriscar e conhecer outras coisas, outras formas de trabalhar.....
Conforme vos disse ontem: Espero que voltem como staff's, e espero ainda estar por cá para vos voltar a receber!!!
Citações do livro "Afrodite" (Isabel Allende)- 17 Dezembro, 2005
"Mas o amor, tal como a sorte, vem quando não o chamam, instala-nos na confusão e esvai-se como fumo quando tentamos retê-lo."
"Há mãos e mãos, umas pesadas e desajeitadas, outras pequenas e fortes, há-as leves e temerosas, outras grandes e gentis, mas para fazer pão e para fazer amor, o que interessa é a intenção que guia a mão."
"A sexualidade é uma componente da boa saúde, inspira a criação e faz parte do caminho da alma; não se associa a culpas ou segredos, porque o amor sagrado e o amor profano provêm da mesma fonte e supõe-se que os deuses festejam o prazer humano".
"A imaginação é um demónio persistente, sem ela o mundo seria a preto e branco, viveríamos num paraíso de militares, fundamentalistas e burocratas, em que a energia hoje investida na boa mesa e no bom amor se destinaria a outros fins, como matarmos-nos uns aos outros com mais disciplina."
"Não há afrodisíaco que valha sem o ingrediente indispensável da simpatia que, levado à perfeição é o Amor."
Tornar espaços de todos em espaços nossos..... - 14 Dezembro, 2005
Mudei de gabinete recentemente... Para mim é incrivel como 2 pessoas podem encher o mesmo gabinete de maneiras tão diferentes!!! A pessoa que estava antes de mim tinha o gabinete impecavelmente organizado e as paredes quase vazias... eu mudei-me para cá e tratei logo de lhe dar um ar familiar e pessoal.... Para quê? Acho que para que quando chego de manhã cedinho, possa ter duas paredes amigáveis e acolhedoras à minha espera!!
Isso implica não só as duas fotos de por-de-sol na praia, mas também o calendario aberto em 2006, os postais que touxe de diferentes museus com imagens que eu gosto e que me ajudam a passar pelos dias mais tristonhos de uma maneira mais ligeira.... Por isso, não consigo compreender aqules gabinetes impessoais e impecavelmente arrumados que não denunciam o mais pequeno detalhe sobre quem lá trabalha!!
Ontem, enquanto esperava que a minha impressora imprimisse 70 páginas, deu-me para a nostalgia e resolvi abrir a segunda gaveta do movel com rodinhas que esta por baixo da secretária (ou onde convém a quem la estiver sentado, porque como tem rodinhas pode ir para onde for preciso).
É sempre assim.... Eu sei que só lá tenho fotos, postais e cartas da "minha vida anterior", mas o estar a remexer nestas coisas todas.....
É engraçado como todos os sentimentos são relativizados com o passar do tempo.... Na verdade, não tem piada nenhuma! Pensar que tudo é tudo tão relativo, tão transitório e tão sujeito a mudança.... mesmo aquilo que num determinado momento representa tudo o que de mais importante temos na vida e que nem sequer somos capazes de nos imaginar a viver de outra maneira.... até isso!
Com o tempo a atenuar, as prioridades alteram-se, os objectivos são outros e por vezes o que outrora representava toda a nossa identidade, acaba por se esbater e diluir até acabar por morrer ou ficar confinado a uma memória... E a vida anda para a frente e faz-nos perceber que afinal não há nada nem ninguém insubstituível, que é tudo uma questão de adaptação, de saber encarar os novos desafios, de conseguir fechar ciclos, de perceber que quando se dá tudo num determinado momento, é mais fácil avançar e recomeçar novos projectos, novos ciclos, novas amobições, novas pessoas...
Quando fecho a minha gaveta cheia de memórias, só me resta pensar que foi tudo muito bom.... Que não fazia nada diferente, que tudo o que vivi faz de mim a pessoa que sou hoje, que tenho tantas memórias boas... e principalmente que tenho sorte!! :o)
O amor é sempre um conceito nosso - 20 Janeiro, 2006
"Nunca amamos ninguém. Amamos tão somente a ideia que fazemos de alguém. É um conceito nosso em suma, é a nós mesmos que amamos. Isso é verdade em toda a escala do amor. No amor sexual buscamos um prazer nosso dado por intermédio de um corpo estranho. No amor diferente do sexual, buscamos um prazer nosso dado por intermédio de uma ideia nossa."
Fernando Pessoa, In: Livro do desassossego
A origem da obesidade... - 20 Janeiro, 2006
"Dois fantasmas, dois exorcismos, o mesmo ritual: comer, porque comer alivia a pressão e a depressão, dá paz interior, sensação de bem estar, tranquilidade, tira-nos por momentos deste mundo complicado onde nos enredamos à procura de uma saída airosa e embora saibamos e temamos as consequências do nosso comportamento alimentar continuamos sem detença, ultrapassando os limites do razoável, até nos confrontarmos com os resultados do excesso, aliás como noutro vívio qualquer".
José Pedro Lima Reis, in: "O estranho caso do testículo desautorizado e outras histórias médicas"
Felizes para sempre - 8 Janeiro, 2006
Uma das coisas que mais me irrita nas histórias de amor e nos contos de fadas é o conceito "casaram e viveram felizes para sempre". Como se isto fosse verdade!!!! O viver feliz para sempre não existe, muito menos associado à palavra casamento!!! E estava eu a remoer nestas minhas teorias enquanto procurava um dos meus antigos cadernos de epidemiologia, quando encontrei um daqueles livrinhos para onde, na vida que eu tinha antes desta, costumava copiar citações ou frases de livros que estava a ler que gostava e que por algum motivo que não queria esquecer que tinha lido...
Eu bem sei que há muito quem não goste do Julio Machado Vaz (JMV - daqui em diante), mas eu acho que ele é um comunicador nato, gosto do tom de voz dele (independentemente daquilo que ele esteja a dizer) e e gosto da maneira um tanto ou quanto portuense como ele escreve e gesticula; bem.... Como estava a dizer antes de me perder em elogios ao JMV... ah!
Acho que em poucas palavras ele expressou muito bem o que eu penso sobre as arrebatadoras histórias de amor tipo "Romeu e Julieta" ou "Fiona e Shreck"(lolololllll), por isso, e com a minha total concordância, aqui fica a frase que fez ficar a acenar a cabeça virada para um caderno durante uns 5 segundos....
"Suspiramos de inveja ao escutar a história de Romeu e Julieta e contudo sabemos que tinha de ser assim, não os imaginamos casados e nervosos pela subida das taxas de juro."
Depois da pausa que tive que fazer na minha busca do caderno de epidemiologia, resolvi desistir de procurar e perguntar ao google.... Também já cheguei à conclusão que se o google não sabe responder é porque o que procuramos não existe!! E pronto com 3 minutos de busca encontrei a formula que precisava... quem tem google, tem tudo!! :o)
Andor Violeta - 4 Janeiro, 2006
E porque eu hoje ainda estou muito saudosista (só ontem é que me vim embora do Porto....), não posso deixar de falar desta bela expressão portuense que é o "andor violeta!!!!".
Bem sei que esta expressão não é tão forte como um "Põe-te já no olho da rua!" mas também não é tão fraca como um "Desanda!", e tem sem dúvida os seus encantos....
O que eu me questiono é... de onde terá saído uma tão floral expressão para pôr alguém a marchar de um sítio para o outro?!?!? Fica a dúvida....
Até já! - 21 Dezembro, 2005
Uma das características de Genève é a da permanente despedida daqueles que quem gostamos..... sejam colegas, família, amigos, chefes..... A maior parte das pessoas está de passagem...
Ontem tive que dizer "até já" a mais duas pessoas que realmente gostei de conhecer, não só por serem conterrâneos (um mais do que outra....), mas pelo que representa tê-los conhecido... É muito bom pensar que já há outras pessoas que saem e que querem vir arriscar e conhecer outras coisas, outras formas de trabalhar.....
Conforme vos disse ontem: Espero que voltem como staff's, e espero ainda estar por cá para vos voltar a receber!!!
Citações do livro "Afrodite" (Isabel Allende)- 17 Dezembro, 2005
"Mas o amor, tal como a sorte, vem quando não o chamam, instala-nos na confusão e esvai-se como fumo quando tentamos retê-lo."
"Há mãos e mãos, umas pesadas e desajeitadas, outras pequenas e fortes, há-as leves e temerosas, outras grandes e gentis, mas para fazer pão e para fazer amor, o que interessa é a intenção que guia a mão."
"A sexualidade é uma componente da boa saúde, inspira a criação e faz parte do caminho da alma; não se associa a culpas ou segredos, porque o amor sagrado e o amor profano provêm da mesma fonte e supõe-se que os deuses festejam o prazer humano".
"A imaginação é um demónio persistente, sem ela o mundo seria a preto e branco, viveríamos num paraíso de militares, fundamentalistas e burocratas, em que a energia hoje investida na boa mesa e no bom amor se destinaria a outros fins, como matarmos-nos uns aos outros com mais disciplina."
"Não há afrodisíaco que valha sem o ingrediente indispensável da simpatia que, levado à perfeição é o Amor."
Tornar espaços de todos em espaços nossos..... - 14 Dezembro, 2005
Mudei de gabinete recentemente... Para mim é incrivel como 2 pessoas podem encher o mesmo gabinete de maneiras tão diferentes!!! A pessoa que estava antes de mim tinha o gabinete impecavelmente organizado e as paredes quase vazias... eu mudei-me para cá e tratei logo de lhe dar um ar familiar e pessoal.... Para quê? Acho que para que quando chego de manhã cedinho, possa ter duas paredes amigáveis e acolhedoras à minha espera!!
Isso implica não só as duas fotos de por-de-sol na praia, mas também o calendario aberto em 2006, os postais que touxe de diferentes museus com imagens que eu gosto e que me ajudam a passar pelos dias mais tristonhos de uma maneira mais ligeira.... Por isso, não consigo compreender aqules gabinetes impessoais e impecavelmente arrumados que não denunciam o mais pequeno detalhe sobre quem lá trabalha!!
quarta-feira, abril 12, 2006
Tuna... em plena Rue de Rive!
No sábado passado resolvi aproveitar as únicas 4 horas de sol com que fomos presenteados após dias e dias de nevoeiro, frio, cinzentisse generalizada e neve (sim, neve em Abril.... a mim também me pareceu inacreditável mas é a realidade!!), e depois de ter dormido umas fantásticas 12 horas fomos passear até à baixa.
Entre boutiques de chocolate (estas "chocolatiers" estão demais com tantas coisas boas agora para a páscoa), livrarias e lojas brinquedos qual não foi o meu espanto quando começo a ouvir umas vozes concertadas a cantar ao som de pandeiretas e guitarras portuguesas... Desconfiadamente atravesso a rua e por trás de uma pequena multidão... lá estavam eles: a tuna masculina da faculdade de medicina da Universidade do Porto!!!!
Quase que fiquei nostálgica (repito: quase)... não pela tuna em si... mas, ver esta malta de traje puxou pelo meu sentimento patriótico de emigra e por isso resolvi aproximar-me para dar duas de treta....
Um dos cantadores da pandeireta também ficou contente por nos ver aproximar mais, e lá começou a falar connosco:
"- Somos do S. João... Estamos em tour pela Europa...
- Que giro... Nós também somos do Porto...
- Não temos visto muito portugueses durante a nossa tour...
- Pois... acredito.... mas aqui o que não faltam são portugueses...
- Hum... e a maior parte das pessoas não sabe o que é uma tuna...
- Pois... nós sabemos porque também estudamos no Porto..
- Ah... Pronto, mas muita gente não sabe o que é! E se vocês quiserem comprar o nosso CD (30 francos) ou então contribuir com alguma coisa... era bom! A tuna é muito importante, porque isto ajuda-nos a crescer como médicos e a tornarmos-nos melhores médicos!"
Pronto.... aqui foi quando eu apanhei um baldada de desilusão... Então, ele só queria era sacar-nos uma contribuição para a viagem pela Europa!!
Óh meus amigos.... eu sei perfeitamente o que é uma tuna!!!!! Eu sei muito bem como é que pertencer a uma tuna vos ajuda a vocês e a todos os outros tunos a crescer!!!! Mas não é de certeza a enriquecer o vosso percurso médico!!!!!!
Que ajude a enriquecer como pessoa, e que ajude a melhorar os vossos "social skills".... Eu até concordo - não há nada como umas noitadas e parties all year around - para a pessoa ficar mais sociável... mas agora tentar vender-me a filosofia de que este percurso os "faria crescer como médicos" ..... Shame on you!!!
Resposta forreta do nosso lado (de ex-estudantes da UP já borderline com a velhice pós faculdade)
"- Ah, sim sim, claro.... Nós agora andamos às compras... mas quando voltarmos a passar para este lado antes de ir embora, paramos aqui novamente para comprar o CD"...
E lá segui caminho a pensar... "Porra... passaram só 3 anos desde a última vez que vesti o traje e parece que já foi há tanto tempo...."
Conclusão óbvia: Estamos a ficar velhos!!!! :o)
Entre boutiques de chocolate (estas "chocolatiers" estão demais com tantas coisas boas agora para a páscoa), livrarias e lojas brinquedos qual não foi o meu espanto quando começo a ouvir umas vozes concertadas a cantar ao som de pandeiretas e guitarras portuguesas... Desconfiadamente atravesso a rua e por trás de uma pequena multidão... lá estavam eles: a tuna masculina da faculdade de medicina da Universidade do Porto!!!!
Quase que fiquei nostálgica (repito: quase)... não pela tuna em si... mas, ver esta malta de traje puxou pelo meu sentimento patriótico de emigra e por isso resolvi aproximar-me para dar duas de treta....
Um dos cantadores da pandeireta também ficou contente por nos ver aproximar mais, e lá começou a falar connosco:
"- Somos do S. João... Estamos em tour pela Europa...
- Que giro... Nós também somos do Porto...
- Não temos visto muito portugueses durante a nossa tour...
- Pois... acredito.... mas aqui o que não faltam são portugueses...
- Hum... e a maior parte das pessoas não sabe o que é uma tuna...
- Pois... nós sabemos porque também estudamos no Porto..
- Ah... Pronto, mas muita gente não sabe o que é! E se vocês quiserem comprar o nosso CD (30 francos) ou então contribuir com alguma coisa... era bom! A tuna é muito importante, porque isto ajuda-nos a crescer como médicos e a tornarmos-nos melhores médicos!"
Pronto.... aqui foi quando eu apanhei um baldada de desilusão... Então, ele só queria era sacar-nos uma contribuição para a viagem pela Europa!!
Óh meus amigos.... eu sei perfeitamente o que é uma tuna!!!!! Eu sei muito bem como é que pertencer a uma tuna vos ajuda a vocês e a todos os outros tunos a crescer!!!! Mas não é de certeza a enriquecer o vosso percurso médico!!!!!!
Que ajude a enriquecer como pessoa, e que ajude a melhorar os vossos "social skills".... Eu até concordo - não há nada como umas noitadas e parties all year around - para a pessoa ficar mais sociável... mas agora tentar vender-me a filosofia de que este percurso os "faria crescer como médicos" ..... Shame on you!!!
Resposta forreta do nosso lado (de ex-estudantes da UP já borderline com a velhice pós faculdade)
"- Ah, sim sim, claro.... Nós agora andamos às compras... mas quando voltarmos a passar para este lado antes de ir embora, paramos aqui novamente para comprar o CD"...
E lá segui caminho a pensar... "Porra... passaram só 3 anos desde a última vez que vesti o traje e parece que já foi há tanto tempo...."
Conclusão óbvia: Estamos a ficar velhos!!!! :o)
domingo, abril 09, 2006
Comunicar...
"Comunicar com pessoas de língua diferente não é o mais díficil. É preciso dominar outro idioma, o da comunicação com as almas, mais cifrado e complexo. Aprender a traduzir o que as pessoas são, ou querem dizer, para além do que fazem, falam ou parecem, exige intuição, cultura e curiosidade certamente... mas sobretudo atenção.
Por muito rica que seja a língua, as palavras revelam-se sempre insuficientes. E há pessoas ilegíveis, que nos fazem sentir analfabetos."
In: Não me contes o Fim; Rita Ferro
Photo by: Andreas H. Bitesnich
Por muito rica que seja a língua, as palavras revelam-se sempre insuficientes. E há pessoas ilegíveis, que nos fazem sentir analfabetos."
In: Não me contes o Fim; Rita Ferro
Photo by: Andreas H. Bitesnich
(...)
sexta-feira, abril 07, 2006
Abril - mudanças mil
Acabei de eleger o mes de Abril como o mes das mudanças e incertezas... O não saber o que vai acontecer deixa-me sempre ansiosa... o que é estúpido, porque ninguém sabe o que vai acontecer, ninguém prevê o futuro, as coisas estão sempre a mudar, o inesperado está sempre a acontecer...
O ano passado Abril não foi um mês pacífico, mas as mudanças de Abril passado não foram inesperadas... foram de algum modo programadas...
Este ano, para ser honesta, não tinha nada programado para Abril... a minha agenda já anda suficientemente ocupada com as coisas que eu escolhi ter no meu dia a dia quanto mais pensar em fazer qualquer outro tipo de onda adicional.... Mas as coisas não são só como nós planeamos... aliás... são muito mais como não planeamos...
Por isso num belo dia de nevoeiro, lá veio novamente a onda da mudança e do inesperado bater-me à porta, a dizer "Tas a ver!?!? Não adianta de nada achares que podes ter as coisas sempre certinhas e ao teu jeito.... porque nem tu nem ninguém controla tudo o que se passa...."
Claro que estas coisas são para "eu crescer como pessoa" (interiormente e não para os lados como é óbvio), e apesar de eu saber que é verdade, que eu tenho que aprender com todas as etapas...... a verdade é que as incertezas chateiam-me de caraças!! Não saber qual vai ser o "título do meu proximo capítulo" com 6 meses de antecedência deixa-me a úlcera a efervescer (se eu tivesse uma, claro está!)..... :o)
O ano passado Abril não foi um mês pacífico, mas as mudanças de Abril passado não foram inesperadas... foram de algum modo programadas...
Este ano, para ser honesta, não tinha nada programado para Abril... a minha agenda já anda suficientemente ocupada com as coisas que eu escolhi ter no meu dia a dia quanto mais pensar em fazer qualquer outro tipo de onda adicional.... Mas as coisas não são só como nós planeamos... aliás... são muito mais como não planeamos...
Por isso num belo dia de nevoeiro, lá veio novamente a onda da mudança e do inesperado bater-me à porta, a dizer "Tas a ver!?!? Não adianta de nada achares que podes ter as coisas sempre certinhas e ao teu jeito.... porque nem tu nem ninguém controla tudo o que se passa...."
Claro que estas coisas são para "eu crescer como pessoa" (interiormente e não para os lados como é óbvio), e apesar de eu saber que é verdade, que eu tenho que aprender com todas as etapas...... a verdade é que as incertezas chateiam-me de caraças!! Não saber qual vai ser o "título do meu proximo capítulo" com 6 meses de antecedência deixa-me a úlcera a efervescer (se eu tivesse uma, claro está!)..... :o)
Posts antigos....
"Príncipes" - 10 Fevereiro 2006
"Toda a gente que eu conheço e que fala comigo,
Nunca teve um acto ridículo,
nunca sofreu um enxovalho,
Nunca foi senão - princípe - todos eles princípes - na vida...
Quem me dera ouvir de alguém a voz humana,
Quem confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó princípes, meus irmãos, Arre, estou farto de semideuses!
Onde há gente no mundo?
Então só eu que é vil e erróneo nesta terra?
Poderão as mulheres não os terem amado,
Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca!
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,
Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?
Eu, que tenho sido vil, literalmente vil,
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza".
Álvaro de Campos
"Um dakeles dias" - 10 Fevereiro, 2006
Há dias em que eu acho que não vou conseguir, que pus a fasquia demasiado alta, que estou a tentar dar um passo maior do que a perna, que estou a tocar demasiados instrumentos ao mesmo tempo e que todos vão soar desafinados... Hoje é um desses dias :o(
"Alternativo - Da Homeopatia ao..." - 17 de Fevereiro, 2005
Já não aguento tanto alternativo!!! Tanta telepatia, energias captadas, auras de todas as cores, religiões, incensos, velas, aromaterapias, banhos de águas XPTO's, premonições, sonhos, tarots, horóscopos, astrologia, indecisões, indefinições, eskisices..... Tudo meio eskiso!!!! Já agora... e porque é o que toda a gente pensa, mas ninguém pode dizer.... que se f*d@m as politiqices do mundo todo, o paternalismo dos mais ricos, as diplomacias, o discurso isento e adequado.... e a Filosofia!!!!!! Devolvam-me a ciência, o positivismo, a vida a preto e branco, a física, o certo e o errado, o realismo, os limites definidos, a biologia, as barreiras de protecção, o decente e o indecente..... Porra!!!!
No tempo daquela telenovela brasileira - 26 de Fevereiro, 2005
Vou explicar o porquê de por aqui esta letra da música do Caetano... Em primeiro lugar porque eu a gravei recentemente no meu ipod de Barbie e por isso volta e meia lá a ponho a tocar nos meus headphones e em segundo lugar, porque não há vez nenhuma que eu não ouça esta música que não me lembre daquela telenovela em que o Rodrigo Santoro (RS - daqui em diante) fazia de pintor e namorado da não menos jeitosa Luana Piovani.
Acho que foi nesta telenovela que o RS me foi apresentado pela primeira vez, e não há apresentação como a primeira... muito menos com uma banda sonora tão bem escolhida como este sonzinho do Caetano... Depois foi sempre a melhorar em aparições como o "Love actually" ou o "Charlie´s Angels" ou no último anúncio do Channel n.º 5, onde ele contracena com a deslumbrante Nicole Kidman... Neste anúncio ela está linda, mas sem dúvida que ele está muito melhor, aliás arrisco mesmo a dizer que o anúncio só o devia ter a ele!! Há outra coisa muito errada nesse anúncio.... alguém se acredita que a nicole se atrevia a deixar um jeitoso como o RS sozinho e abandonado no topo de um edifício para ir fosse onde fosse??? Tá mal pensado meus amigos!! Muito mal pensado!!!!
"Às vezes no silêncio da noite
Eu fico imaginando nós dois
Eu fico ali sonhando acordado, juntando
O antes, o agora e o depois
Por quê você me deixa tão solto?
Por quê você não cola em mim?
Tô me sentindo muito sozinho!
Não sou nem quero ser o seu dono
Mas é que um carinho às vezes cai bem
Eu tenho meus desejos e planos secretos
Só abro prá você mais ninguém
Por quê você me esquece e some?
E se eu me interessar por alguém?
E se ela de repente me ganha?
Quando a gente gosta é claro que a gente cuida
Fala que me ama só que é da boca pra fora
Ou você me engana ou não está madura
Onde está você agora?"
"Toda a gente que eu conheço e que fala comigo,
Nunca teve um acto ridículo,
nunca sofreu um enxovalho,
Nunca foi senão - princípe - todos eles princípes - na vida...
Quem me dera ouvir de alguém a voz humana,
Quem confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó princípes, meus irmãos, Arre, estou farto de semideuses!
Onde há gente no mundo?
Então só eu que é vil e erróneo nesta terra?
Poderão as mulheres não os terem amado,
Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca!
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,
Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?
Eu, que tenho sido vil, literalmente vil,
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza".
Álvaro de Campos
"Um dakeles dias" - 10 Fevereiro, 2006
Há dias em que eu acho que não vou conseguir, que pus a fasquia demasiado alta, que estou a tentar dar um passo maior do que a perna, que estou a tocar demasiados instrumentos ao mesmo tempo e que todos vão soar desafinados... Hoje é um desses dias :o(
"Alternativo - Da Homeopatia ao..." - 17 de Fevereiro, 2005
Já não aguento tanto alternativo!!! Tanta telepatia, energias captadas, auras de todas as cores, religiões, incensos, velas, aromaterapias, banhos de águas XPTO's, premonições, sonhos, tarots, horóscopos, astrologia, indecisões, indefinições, eskisices..... Tudo meio eskiso!!!! Já agora... e porque é o que toda a gente pensa, mas ninguém pode dizer.... que se f*d@m as politiqices do mundo todo, o paternalismo dos mais ricos, as diplomacias, o discurso isento e adequado.... e a Filosofia!!!!!! Devolvam-me a ciência, o positivismo, a vida a preto e branco, a física, o certo e o errado, o realismo, os limites definidos, a biologia, as barreiras de protecção, o decente e o indecente..... Porra!!!!
No tempo daquela telenovela brasileira - 26 de Fevereiro, 2005
Vou explicar o porquê de por aqui esta letra da música do Caetano... Em primeiro lugar porque eu a gravei recentemente no meu ipod de Barbie e por isso volta e meia lá a ponho a tocar nos meus headphones e em segundo lugar, porque não há vez nenhuma que eu não ouça esta música que não me lembre daquela telenovela em que o Rodrigo Santoro (RS - daqui em diante) fazia de pintor e namorado da não menos jeitosa Luana Piovani.
Acho que foi nesta telenovela que o RS me foi apresentado pela primeira vez, e não há apresentação como a primeira... muito menos com uma banda sonora tão bem escolhida como este sonzinho do Caetano... Depois foi sempre a melhorar em aparições como o "Love actually" ou o "Charlie´s Angels" ou no último anúncio do Channel n.º 5, onde ele contracena com a deslumbrante Nicole Kidman... Neste anúncio ela está linda, mas sem dúvida que ele está muito melhor, aliás arrisco mesmo a dizer que o anúncio só o devia ter a ele!! Há outra coisa muito errada nesse anúncio.... alguém se acredita que a nicole se atrevia a deixar um jeitoso como o RS sozinho e abandonado no topo de um edifício para ir fosse onde fosse??? Tá mal pensado meus amigos!! Muito mal pensado!!!!
"Às vezes no silêncio da noite
Eu fico imaginando nós dois
Eu fico ali sonhando acordado, juntando
O antes, o agora e o depois
Por quê você me deixa tão solto?
Por quê você não cola em mim?
Tô me sentindo muito sozinho!
Não sou nem quero ser o seu dono
Mas é que um carinho às vezes cai bem
Eu tenho meus desejos e planos secretos
Só abro prá você mais ninguém
Por quê você me esquece e some?
E se eu me interessar por alguém?
E se ela de repente me ganha?
Quando a gente gosta é claro que a gente cuida
Fala que me ama só que é da boca pra fora
Ou você me engana ou não está madura
Onde está você agora?"
7 de Abril, Dia Mundial da Saúde - "Trabalhar em conjunto pela Saúde"
Todos os trabalhadores pela Saúde
Porque o dia está mesmo a pedi-las, felicito duas amigas minhas que no último mês receberam duas boas noticias relacionadas com o tema: uma começou a tirar a especialidade que queria e a outra começou a trabalhar no hospital que queria!!
Eu sabia que vocês iam conseguir.... Contrariando a tendência nacional, o mérito (e não a cunha!) é todo e só vosso!!!!! Parabéns!
O Relatório Mundial da Saúde em português pode ser consultado no site da Direcção Geral da Saúde (www.dgs.pt) ou em 5 outras línguas no site da a Organização Mundial da Saúde (www.who.int/world-health-day/2006/en/).
Eu sabia que vocês iam conseguir.... Contrariando a tendência nacional, o mérito (e não a cunha!) é todo e só vosso!!!!! Parabéns!
O Relatório Mundial da Saúde em português pode ser consultado no site da Direcção Geral da Saúde (www.dgs.pt) ou em 5 outras línguas no site da a Organização Mundial da Saúde (www.who.int/world-health-day/2006/en/).
terça-feira, abril 04, 2006
SOL, SOL, SOL!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Está sol! SOL! SOL! SOL!
Finalmente e após mais de duas semanas sem ver o sol e o céu azul nesta porra desta cidade.... A primavera deu sinal de vida e tenho uma vista linda do lado de fora da minha janela 3 metros de altura!!!
Céu azulinho, sol, relva verdinha, flores e o Jura ainda com manchas brancas de neve! Até dá gosto olhar la para fora!!!! :o)
Subscrever:
Mensagens (Atom)